Alerta de incompatibilidade com Internet Explorer

Monografias do MBA em Administração Judiciária Página principal da coleção Visualizar estatísticas

Navegar
Pesquisar nesta coleção:

Assinar esta coleção para receber notificações por e-mail de cada item inserido RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Submissões recentes
Exibindo 1 a 17 de 17.
TítuloData de PublicaçãoResumo / Ementa
Estudo sobre a viabilidade de informatização do Protocolo Geral do Tribunal Regional da 1ª Região: Protocolo Eletrônico2007Estuda a viabilidade de implantação do chamado Protocolo Eletrônico, no âmbito das Varas do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, identificando as possíveis soluções para a existência de um Protocolo Geral de 1ª Instância informatizado, adaptando-se os programas existentes e adquirindo-se novos, através de um sistema de gerenciamento eletrônico de documentos, para maior controle sobre a entrada e saída de documentos que tramitam pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região.
A biblioteca digital como suporte ao ensino a distancia2009Analisa a importância de uma biblioteca digital (BD) como suporte ao ensino a distância (EAD) e propõe modelo de BD para apoiar esta modalidade de ensino. O estudo consiste em uma pesquisa aplicada feita a partir da revisão de literatura sobre a conceituação de BD e EAD e a correlação entre ambas.Identificou-se na literatura a estrutura ideal de uma BD para atender ao EAD, o que possibilitou a análise da BD já existente no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) e se esta atende ao novo modelo proposto.
Gerenciamento do tempo do processo no TRT/RJ2009Demonstra a importância do gerenciamento do tempo do processo, à luz dos princípios constitucionais da razoável duração do processo e do acesso à justiça. Afirma que um gerenciamento eficaz do tempo do processo é capaz de identificar o chamado "tempo morto". A partir de uma amostra de cinquenta processos, distribuídos até o ano de 2001, que ainda se encontravam na fase de conhecimento até 2007, foi feito neste trabalho uma definição das etapas mais significativas desta fase processual e o levantamento comparativo dos respectivos tempos parciais com breve análise quantitativa e qualitativa, tendo como objetivo primordial demonstrar o potencial deste tipo de acompanhamento para a gestão eficaz do tempo do processo, buscando alcançar a duração razoável prevista na Contituição Federal.
Motivação: conciliando teorias e práticas de sucesso2009Analisa como o comportamento humano afeta os resultados organizacionais e por que algumas pessoas são extremamente motivadas e outras não. Mostra o que as melhores empresas para se trabalhar fazem para conseguir o comprometimento de seus funcionários e aponta como as teorias motivacionais podem ser aplicadas ao TRT – 1ª Região.
Gestão das varas da capital no Tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região2008Indentifica as principais ações implementadas pelo projeto de fortalecimento e modernização da Gestão do TRT/RJ no que diz respeito à melhoria da Gestão das Varas bem como sugere medidas que ainda podem ser tomadas para ampliar tais ações.
Jornada de trabalho: o ônus da prova2006Demonstra que o empregador, que por lei deve manter os controles de frequência quando possuir número de funcionários superior a 10(dez), em caso de litígio que tenha por base a duração da jornada de trabalho está obrigado a apresentar, em Juízo, os controles de frequencia de todo o período trabalhado pelo empregado demandante, independentemente de qualquer pedido e/ou ordem judicial neste sentido, e mesmo que tais registros sejam antecipadamente declarados inidôneos pelo empregado, sob pena de ser validada a jornada por este indicada na inicial de sua ação como sendo a efetivamente cumprida. Neste caso o empregador atrai para si o ônus da prova, eis que responde na medida dos seus próprios registros , quando existentes, e desde que não sejam contrariados por outras provas que os desabonem e que confirmem a jornada declarada na inicial, situação em que prevalecerá a alegação do empregado. O mesmo acontece na ausência dos registros obrigatórios e/ou quando contiverem marcações invariáveis de horários, ou, ainda, quando não tiverem sido anotados e assinados pelo próprio empregado.
A importância da motivação no trabalho2009Mostra a importância da motivação no trabalho. Observa que funcionários motivados trabalham mais e melhor gerando produtividade e lucro para a organização.
Logística do poder judiciário2008Apresenta proposta para agilizar os serviços de distribuição de material do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, bem como a manutenção preventiva e corretiva dos setores afastados da capital, uma vez que os serviços de manutenção, material e equipamentos ficam centralizados na sede, o que dificulta o trabalho prestado pelas unidades localizadas no interior do estado. Expõe as vantagens com relação à contratação de empresa qualificada para assumir a logística dos materiais armazenados, liberando a frota de veí­culos do tribunal utilizada também para distribuição de material, a fim de que os serviços de manutenção corretiva e preventiva sejam prestados às unidades localizadas no interior do estado de forma isonômica e satisfatória.
Julgamento em bloco dos recursos judiciais no Tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região2009Identifica os fatores que obstaculizam o julgamento em bloco dos processos no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT), bem como propõe mudanças e ações que o tornem uma ferramenta para o cumprimento do mandamento constitucional de razoável duração do processo, sem ofensa ao princípio do devido processo legal, com o qual deve ser harmonizado. Discute a necessidade da existência de súmulas de jurisprudência no TRT; identifica a existência de julgamento em bloco no TRT e em outros tribunais, propõe instrumentos eficazes de análise dos pedidos, inclusive com a utilização de meios eletrônicos além de um sistema integrado informatizado para julgamento dos processos elaborando plano de ação para desenvolvimento e aperfeiçoamento do julgamento em bloco no TRT.
Perspectivas para o novo perfil de diretor de varas do trabalho do TRT-1ª Região2007Examina o novo perfil do Diretor de Secretaria de Vara do Trabalho à  luz das novas matrizes de competências. Considera o processo de transformação pelo qual passa o TRT-1ª Região, sobretudo relacionado com a adoção de novas práticas de gestão que objetivam proporcionar uma entrega da prestação jurisdicional em tempo razoável, através da implantação de metodologias direcionadas para o desenvolvimento do novo estilo de gestão, sem considerar, contudo, os desafios a que estão sujeitos os gestores de mudar o status quo que norteia a gestão baseada em velhos paradigmas. Aponta para a necessidade do envolvimento dos gestores no processo de mudanças organizacionais como de fundamental importância, cabendo a estes atuar como agente multiplicador e agregador de valor à organização.
O contrato de estágio e sua aplicação no ambito do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região: análise crítica2008Analisa o contrato de estágio no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, recentemente implementado. Faz breve exame conjuntural da questão, um apanhado histórico do surgimento do contrato de estágio na legislação nacional e seu desenvolvimento, até chegar na Lei 6.494/77, ora vigente. Analisa os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional. Aplica questionário aos servidores das varas e aos estagiários, buscando a complementação do estudo através da visão prática, da pesquisa de campo. Conclui-se que, ainda que positiva a iniciativa, mister seria que fosse a mesma ampliada, já que o estágio restrito a alunos da rede pública de nível médio traz como benefício tão-somente o contato com ambiente de trabalho, todavia, sem qualquer profissionalização específica. A utilização de estudantes de nível superior permitiria que obtivessem uma experiência prática na sua linha de formação e, em contrapartida, enriqueceria a Justiça do Trabalho com o referencial teórico na universidade.
Questões polêmicas sobre terceirização de serviços no âmbito do TRT2008Analisa os fatores que impactam a gestão dos contratos de terceirização de serviços no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Aborda a evolução e a aplicação da terceirização como forma de gestão no contexto da Administração Pública, analisando as vantagens e desvantagens de todo o processo.
O processo eletrônico no distribuidor do TRT 1ª Região2008O presente estudo procura identificar os pontos positivos e negativos decorrentes da implantação da sistemática do processo eletrônico na Justiça do Trabalho, tomando por foco o Distribuidor de Primeira Instância. Por processo eletrônico entendem-se os autos sem o uso do papel como veí­culo, mediante o emprego da tecnologia de informação atualmente dispon­ível para que ele se torne virtual desde o momento do recebimento da petição inicial.
Meio ambiente do trabalho: até que ponto o TRT 1ª Região observa as leis do meio ambiente do trabalho quando no papel de administrador2008Identifica como o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região trata as questões do meio ambiente do trabalho, no que diz respeito à saude, segurança e qualidade de vida dos magistrados, servidores e profissionais terceirizados.
Estudo da resistência à mudança no 2º grau no Tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região em face do projeto de fortalecimento e modernização da gestão do novo SAPWEB2007Registra o grau de resistência de magistrados e servidores em face do projeto de fortalecimento e modernização da gestão do novo SAPWEB na 2ª instância do Tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região e indica que ações podem ser desenvolvidas para amenizar esta resistência, mediante revisão bibliográfica e realização de pesquisa de campo.
A importância da abertura da Janela de Johari na implementação e continuidade de um modelo de gestão embasado na excelência2008Trata da valorização da comunicação interpessoal no aprimoramento da gestão de qualquer organização, seja ela pública ou privada. Busca demonstrar até que ponto a ferramenta denominada Janela de Johari pode contribuir para o aperfeiçoamento duradouro da comunicação das pessoas do TRT fluminense.
Petição eletrônica no âmbito da Justiça do Trabalho da 1ª Região2008Este estudo visa a responder ao seguinte questionamento: como a instituição do serviço de peticionamento eletrônico poderá agilizar a prestação jurisdicional no âmbito do TRT-RJ, tendo em vista o estabelecimento da Internet, observando-se a Lei nº 11.419/06? Apresenta proposta de criação de um sistema de peticionamento eletrônico no âmbito da justiça trabalhista do Rio de Janeiro. Analisa as vantagens e desvantagens da criação de um sistema de peticionamento eletrônico, doravante denominado SIPET-RJ no âmbito da justiça trabalhista do Rio de Janeiro. Apresenta as práticas de processamento eletrônico de documentos utilizadas em outras esferas do Poder Judiciário.
Exibindo 1 a 17 de 17.