ANEXO II

 

PERFIL PARA O TELETRABALHO

 

(Anexo da Resolução Administrativa nº 58/2014, publicada no DOERJ em 15/12/2014)

 

 

Socialização e bom humor - na medida em que o teletrabalho implica em isolamento, é importante que o servidor seja capaz de manter e estreitar o relacionamento com colegas de trabalho e de sua rede social.

 

Colaboração e compartilhamento - equipes produtivas em trabalho remoto têm atitude cooperativa e costumam compartilhar documentos, conhecimentos, sanar dúvidas e trocar informações sobre o trabalho em tempo real, mantendo, assim, a interação com a equipe e facilitando o controle da produtividade por parte do gestor.

 

Concentração e foco no trabalho - o ambiente familiar, normalmente, apresenta maiores possibilidades de interferências e distrações, o que torna de suma importância a capacidade do teletrabalhador em focar nas tarefas a serem desempenhadas.

 

Produtividade e responsabilidade - o servidor produtivo, cumpridor das metas propostas, no ambiente da Unidade, tende a manter esse comportamento quando exerce suas atividades remotamente.

 

Equilíbrio emocional - os servidores que possuem maturidade e autoconfiança prescindem do acompanhamento e da constante orientação e aprovação do gestor.

 

Comunicação - a facilidade em comunicar-se evita o isolamento e favorece o bom desempenho das atividades, tendo em vista as trocas de informações realizadas.

 

Estrutura familiar - uma família estruturada tende a compreender e a respeitar o teletrabalho desenvolvido em casa, evitando solicitar ao servidor a realização de tarefas domésticas.

 

Distância casa - trabalho - o servidor que reside distante do seu local de trabalho, na maioria das vezes, chega cansado e estressado, afetando a produtividade.