AJUDA DA BIBLIOTECA DIGITAL DO TRT 1ª REGIÃO

 

APRESENTAÇÃO

A estruturação da Rede de Conhecimento, um dos focos estratégicos do TRT/RJ, vem sendo capitaneada pela Secretaria de Gestão do Conhecimento (SGC). Uma de suas iniciativas de sucesso foi a implementação da Biblioteca Digital do TRT da 1ª Região (BDTRT Rio) em 2008, e que agora é apresentada em versão mais atual, com novo leiaute, maiores recursos e novos conteúdos.

A Biblioteca Digital em sua nova versão dá um salto qualitativo e quantitativo na consulta à Jurisprudência, acrescentando acórdãos digitalizados, a coleção Memória Iconográfica e poderosos recursos de busca.

Organização

Com a finalidade de estruturar os conteúdos em grupos por afinidade de assunto, estes foram agregados em coleções, distribuídas em diferentes comunidades: Jurisprudência, Legislação, Publicações, Doutrina e Institucional. Cada comunidade possui uma subcomunidade TRT/RJ, que abrigará apenas conteúdos de coleções cuja responsabilidade seja da própria Instituição.

Na página de cada coleção, à esquerda, é possível visualizar os depósitos mais recentes feitos na coleção:

 

Tela Submissões Recentes

A imagem acima representa apenas parte da tela

Navegação e Pesquisa

Existem dois caminhos para acessar a Biblioteca Digital pelo novo portal:

- através de submenu do menu “Serviços”.

- clicando no botão correspondente no carrossel de botões localizado à direita da página inicial:

Carrossel de botões portal

Para navegar pelas coleções da Biblioteca Digital deve-se utilizar o menu no topo da página:

Menu Biblioteca Digital

Ao clicar na coleção ou subcomunidade desejada, por exemplo, Acórdãos, será exibida, à direita, uma tela de pesquisa com os campos mais importantes para cada conteúdo:

Tela de pesquisa da coleção

Nesta tela também é possível visualizar todos os itens de uma subcomunidade ou coleção ordenados por um determinado campo. No exemplo acima, é possível mandar exibir todos os itens de Acórdãos ordenados pela Data de Publicação ou pelo Nome do Relator.

Observe que dentro da subcomunidade Acórdãos existem diversas coleções, correspondentes aos anos de publicação do acórdão.

 

Cadastramento e inscrição nas coleções

A Biblioteca Digital oferece interessante recurso de envio de avisos de novas submissões por email. Para tanto, é necessário efetuar o cadastramento.

Para se cadastrar, basta acessar o menu “Minha Conta - > Cadastrar” e digitar um email válido.

Menu Minha Conta

O sistema enviará uma mensagem de confirmação com um link que, ao ser acessado, remeterá a uma tela onde deverão ser digitados os principais dados de usuário.

Uma vez cadastrado, para passar a receber atualizações diárias basta acessar a página de cada coleção da BDTRT Rio e clicar no ícone com a imagem de um envelope.

Ícone assinar coleção

Se não desejar mais receber as atualizações diárias bastará clicar neste mesmo ícone na página de cada coleção em que se inscreveu.
Importante: Para efetuar pesquisas na Biblioteca Digital não é necessário realizar o  cadastramento !

 

Dicas gerais para pesquisa:

Poderão ser obtidos resultados mais precisos se a expressão buscada for digitada entre aspas. Ex: "dano moral". Por outro lado, se a expressão exata não constar do item pesquisado, nenhum resultado será obtido.

Caso não se utilizem aspas, a pesquisa retornará os itens que contenham todas ou qualquer uma das palavras digitadas, ordenados por relevância, ou seja, primeiro os itens com maior grau de coincidência. Ex: dano moral -> busca “dano” ou “moral”. Após realizada a pesquisa, será apresentada na tela opção de exibir os resultados por outra classificação, em ordem ascendente ou descendente. Se escolhida outra opção, a ordenação por relevância não será mantida. Ver tela abaixo:

Tela Pesquisa Avançada

Se desejar localizar todos os termos em um documento, deverá digitá-los separados por um operador, “AND”, que deve estar em caixa alta. Ex: dano AND moral.
OBS: A pesquisa com operadores só funciona na caixa de busca da Pesquisa Livre.
Importante: a pesquisa “dano moral” trará número diferente de resultados da pesquisa dano AND moral, porque enquanto a primeira busca pela expressão exata, a segunda traz os documentos que contenham todas as palavras, independente da posição em que se encontrem no texto.

OBS: Quando o resultado da pesquisa remeter a um arquivo em formato pdf, será exibido o termo buscado em destaque na visualização do documento. É preciso observar, contudo, que o leitor de pdf ignora as aspas, exibindo todas as ocorrências dos termos pesquisados na ordem em que aparecem no documento.


Opções para Pesquisa:

Pesquisa em toda a BDTRT Rio

Esta pesquisa será realizada através das abas localizadas no topo à direita de qualquer página da BDTRT Rio. As abas correspondem aos campos mais comuns a todas a coleções: Título, Resumo, Autor e Palavras-chave, além de Pesquisa Livre, que buscará em qualquer parte do documento. Basta clicar na aba selecionada, que ficará destacada em um tom de azul mais forte em relação às demais abas. Citamos como exemplo a pesquisa feita no campo Título:

Pesquisa por abas

 

Resultado:

Exibição resultado pesquisa

OBS: Na tela onde são mostrados os resultados da pesquisa é apresentada opção de exibir os itens em ordem ascendente ou descendente, classificados por um determinado campo.

Pesquisa nas Subcomunidades TRT/RJ

Corresponde à pesquisa no submenu TRT/RJ dos menus principais. Ela permitirá buscar em todas as coleções daquela subcomunidade. Assim, é possível pesquisar em toda a Jurisprudência do TRT/RJ e em toda a Legislação do TRT/RJ.
Ex: Para encontrar norma que regulamente o Projeto Conciliar, não é necessário saber o tipo da norma. Basta acessar o menu Legislação -> TRT/RJ e digitar a expressão “Projeto Conciliar” no campo “Resumo”.
OBS: Não selecionar nenhum valor no campo “Tipo de Documento” equivale a selecionar todos. Ver tela:

Tela Pesquisa Subcomunidades

OBS: se essa mesma pesquisa for feita no campo “Pesquisa Livre” da tela, mais resultados serão encontrados, pois buscará não só na ementa da norma, que corresponde ao campo Resumo.
Para pesquisar atos normativos pela numeração, preencha o campo “Número do documento” com o número da norma e o campo "Ano do documento" com o respectivo ano de criação.Depois, selecione o “Tipo de documento”, se souber, ou deixe em branco, para procurar em todos os tipos e clique em “Buscar”. Do lado esquerdo da tela surgirão os resultados da pesquisa.

Exemplo: para pesquisar o Ato nº 13/2013 do TRT/RJ, selecione "Ato" no campo "Tipo de documento", digite 13 no campo "Número do documento", sem zeros à esquerda, e, 2013 no campo "Ano do documento". Após clique no botão "Buscar". Veja a ilustração abaixo:

Tela Pesquisa Subcomunidades

Pesquisa nas Coleções

Será executada na página de cada coleção, selecionada por navegação no menu superior.  Os campos para o formulário de pesquisa de cada coleção foram definidos com foco na relevância do conteúdo relacionado àquela coleção.

- Jurisprudência -> TRT/RJ: Súmulas

Tela Pesquisa Coleção Súmulas

 

- Jurisprudência -> TRT/RJ -> Acórdãos: 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014.

Para pesquisar acórdãos pelo número do processo, preencha o campo “Número do documento” (não é necessário colocar espaços, pontos ou hifens), em seguida, selecione o “Tipo de numeração” e clique em “Buscar”. Do lado esquerdo da tela surgirão os resultados com as datas de publicação respectivas.

Observações sobre os tipos de numeração:

1) Antiga – processos autuados até 2001. Preencher com o tipo de ação, número e ano do processo (com DOIS DIGITOS). Ex.: RO 26279 00;

2) Única – processos autuados de 2002 a 2009. Ex.: 00172-2002-002-01-00-0;

3) CNJ – processos autuados a partir de janeiro de 2010. Ex.: 0017200-94.2002.5.01.0002.

Tela Pesquisa Coleção Acórdãos

 

- Legislação -> TRT/RJ: Atos, Avisos, Despachos, Editais, Instruções Normativas, Ordens de Serviço, Outros, Portarias, Provimentos, Regimento Interno e Emendas, Resoluções Administrativas.

Tela Pesquisa Legislação TRT/RJ

 

- Publicações-> TRT/RJ: Monografias do MBA em Administração Judiciária.

Tela Pesquisa Publicações TRT/RJ

 

- Doutrina -> TRT/RJ -> Produção Intelectual dos Magistrados, Pareceres de Assessoria Jurídica

Tela Pesquisa Doutrina TRT/RJ

 

- Institucional -> TRT/RJ: Documentos da BD, Eventos, Memória Iconográfica

Tela Pesquisa Institucional TRT/RJ

 

Participação

Servidores e Magistrados podem sugerir a criação de novas coleções encaminhando proposta à Coordenadoria de Acervos Bibliográficos (CBIB), que irá analisar sua conformidade com as regras definidas.

 

CONTATO

Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato com o Administrador da BDTRT Rio pelo email bd@trt1.jus.br.